Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

VEM CHEGANDO O CARNAVAL!!!

 Sim, o pré carnaval já começou! 

Vai ter projeto MARATONA - edição de Carnaval aqui na Sede das Cias, dia 25/02 às 20h. E para ir entrando no clima, que tal se inspirar nessa seleção de imagens que a atriz e designer Paula Delecave fez e gentilmente, compartilhou com a gente! Obrigada Paula!

Tem de tudo e nem tudo é exatamente fantasia de carnaval.

Mas sem dúvida, além de curiosas, as fotografias ajudarão a inspirar ou, no mínimo, a viajar no tempo. 

Tem coisa bizarra, estranha, engraçada,elaborada, simples, antiguinha e antigaça! Algumas inusitadas, outras que dão arrepio. Tem umas politizadas, outras simplesmente lúdicas. Tem umas que nem são fantasias, mas podem vir a ser. Tem imagens de tribos, de ritos. Outras que parecem sair de um filme de terror ou ficção científica. Tem as bem humoradas. As ousadas. As baratinhas de copiar. Tem umas que são verdadeiras obras de arte. Umas coloridas, outras preto e brancas e, ainda, as amareladas pelo tempo. Tem Halloween, tem dia de los muertos, tem carnaval de rua. Tem expressionismo, tem surrealismo. Tem candomblé, tem personagem de teatro russo, tem máscara, tem abacaxi! Tem The Beatles, homem vestido de mulher e até umas que a gente nem sabe o quê que é. 

Tem de TUDO! 

O que importa é dar asas à imaginação e ser transportado para esse "mundo de fantasia", que afinal, é o Carnaval.


É para curtir ouvindo o samba TRISTEZA, na voz de Beth Carvalho:



 E se quiser cantar junto, taí a letra: 

 Tristeza
Por favor vá embora
Minha alma que chora
Está vendo meu fim

Fez do meu coração a sua moradia
Já é demais o meu penar
Quero voltar aquela vida de alegria
Quero de novo cantar





























































































































 CURIOSIDADES:

Você sabia que a música TRISTEZA foi composta por Niltinho para o carnaval de 1966? Mas como era muito longa, ficaria difícil para ser cantada no carnaval. Haroldo Lobo, já bastante experiente, deu-lhe então um toque mais propício para carnaval, tornando-a mais curta e modificando alguns versos. 

Foi lançada por Ari Cordovil, mas fez grande sucesso com Jair Rodrigues, em gravação ao vivo no programa "O fino da bossa" da TV Record de São Paulo.

Recebeu dezenas de outras gravações, como a de Beth Carvalho. 

Já o compositor Haroldo Lobo, nasceu no Rio de Janeiro em 22/7/1910. Desde menino interessou-se por música por influência da família. Aos 13 anos já compunha sambas para o Bloco do Urso. Foi compositor muito mais de músicas carnavalescas, tendo tido sempre muito sucesso. 

Seu primeiro sucesso foi "Metralhadora" com Donga e Luiz Menezes, em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932. Teve inúmeros outros sucessos como "Alla-lá-ô" em 1941 gravada por Carlos Galhardo. No ano seguinte fez "Emília" com Wilson Batista e gravada por Vassourinha. Em 1951 fez com Marino Pinto, "O retrato do Velho" em homenagem a Getúlio Vargas, que havia sido destituído da presidência do Brasil dois anos antes e gravada por Francisco Alves. 

Seu último grande sucesso foi "Tristeza". Haroldo Lobo faleceu em 1966.


Imagens colhidas na internet. 
Seleção de imagens: Paula Delecave
Texto da sessão CURIOSIDADES: Dárcio Fragoso