Pesquisar no blog

domingo, 21 de setembro de 2014

OS SAPOS - como tudo começou

Conheço a  Renata (Renata Mizrahi) há muito tempo! Desde o ano 2000, ela foi ser minha aluna numa oficina dos Privilegiados, aliás era minha primeira turma!!! Fizemos 3 peças juntas, eu dirigindo e ela atuando. Depois ela começou a escrever, largou História e foi pra UNI-RIO estudar teatro. Começou a escrever peças e um dia em 2009 ela me pediu pra fazer uma leitura na minha casa, ela queria que uns amigos conhecessem o texto novo dela. Quando lemos Os sapos pela primeira vez eu pensei - essa é a peça que eu quero fazer!! Achei a peça incrível de cara, nem sabia ainda que personagem que eu gostava mais, mas sabia que queria fazer.

Sugeri que ela chamasse os atores com os quais eu tinha acabado de trabalhar, Gisela de Castro, Paulo Hamilton e Otto Jr, e ela chamou a Morena Cattoni pra completar o elenco. A Renata chamou a Inez Vianna pra dirigir uma leitura que fizemos na Casa da Gávea, em 2010, e ela iria dirigir o projeto se tivéssemos ganhado algum patrocínio, mas isso não aconteceu... 

E em 2013 a Renata nos convidou a fazer peça com a cara e a coragem, sem ganhar pra trabalhar. A Inês não iria mais poder fazer, então ela estava assumindo a direção ao lado da Priscila Vidca. Eu e Gisela topamos na hora, os outros 3 atores tinham problemas com a data da estreia e não puderam fazer. Assim entraram Veronica Reis, Ricardo Gonçalves e Peter Boos, e começamos os ensaios diários.

Foram dois meses de ensaios em horários pouco convencionais, pois não tínhamos salário pra ensaiar. Mas todos acreditavam na força da peça, e isso era nosso motor diário. Além do que os ensaios eram muito divertidos, a gente ria muito enquanto descobria as loucuras dos personagens, enquanto os colocava de pé.

É importante frisar a entrada dos profissionais maravilhosos que fizeram a peça com a gente, Nello Marrese (cenógrafo) Renato Machado (luz) Bruno Perlato (figurino) Sandro Rabelo (produção) Marcio Freitas (programação visual) e Lorena Lima (cenógrafa assistente).

Estreamos no dia da primeira manifestação no Rio, dia 20 de junho de 2013!! Ficamos com medo de não ir ninguém ao Galpão do Tom Jobim, mas foi um estreia lotada e bem sucedida, com direito a caldo verde da Neila (nossa administradora). Tivemos várias noites de lotação esgotada.

A maioria das críticas foi positiva, e logo ganhamos o Fomento para circulação em 6 lonas do Rio, foi nosso primeiro incentivo.

Na sequencia do Tom Jobim veio o convite pro Teatro da Laura Alvim, às terças e quartas, foram apenas 4 semanas, mas a cada semana o público crescia na plateia, foi uma linda temporada. Durante essa temporada Peter Boos saiu da peça pra fazer outro trabalho e entrou pra ficar nosso querido Fabrício Polido, que nos convidou pra seis apresentações no Teatro Dulcina, na sequência do Laura Alvim. 

Depois disso ainda fizemos um fim de semana na Gamboa, e assim terminou nosso ano de 21013.

Em 2014 cumprimos 3 lonas e 3 arenas do Rio, e em setembro estamos aqui, na Sede das Cias, para 4 lindas semanas, e de outubro a dezembro a peça foi convidada a fazer o circuito Sesc Rio, serão nove apresentações.
Para 2015 estamos tentando uma temporada em São Paulo, e esse elenco quer muito ficar junto ainda por muitos anos, fazendo essa peça que amamos tanto!!



por Paula Sandroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário