Pesquisar no blog

domingo, 30 de novembro de 2014

ENTREVISTA COM O DIRETOR IVAN SUGAHARA

A entrevista de hoje é com o diretor Ivan Sugahara. Quem acompanha seu trabalho sabe que ele é diretor da companhia teatral OS DEZEQUILIBRADOS, uma das três companhias que ocupam a Sede das Cias. Além disso, ele é diretor artístico da Sede das Cias e um dos encenadores mais requisitados da atualidade. 

os três diretores residentes da Sede das Cias: Diego de Angeli (Pangéia cia.deteatro),
 Ivan Sugahara (Os dezequilibrados) e Marcelo Olinto (Cia. dos Atores)

Seu mais recente trabalho é o Cabaré Foguete: A insaciável e umedecida saga de Ana Foguetinho, que está em cartaz aqui na Sede das Cias e fica em temporada só até dia 13 de dezembro, aos sábados, sempre às 23h. Ele assina a direção e dramaturgia junto com Gustavo Damasceno.


O espetáculo narra desde a infância de "Ana Foguetinho" no interior do Paraná até a sua ida para o Rio de Janeiro, onde se consagra como uma prostituta de fama internacional. A trama desenvolve a história de uma das personagens da peça “Sarau das Putas”, apresentada com sucesso no Teatro Poeira em 2013. 

   
fotos do espetáculo para o site Neon



LAURA LIMP: Ivan, a personagem Ana Foguetinho surgiu no Sarau das Putas, que fez um baita sucesso. Conta pra gente como foi o espetáculo e como a Ana Foguetinho (personagem da Nara Parolini) surgiu?

IVAN SUGAHARA: O Sarau foi um espetáculo muito importante na minha vida e, acredito, na vida de toda a sua equipe. Nos fez repensar questões importantes como o feminino e a sexualidade. Na importância de procurarmos cada vez mais nos distanciarmos das grandes e pequenas atitudes machistas que ainda estão em nós, homens e mulheres, após séculos de dominação masculina. No quão é fundamental nos libertarmos de preconceitos sexuais e sexistas, aproximando-nos de uma sexualidade mais livre, plena e feliz.

A personagem da Foguetinho surgiu da própria aparência física e personalidade da Nara, que tem uma cara jovial e ingênua e ao mesmo tempo se permite falar com maturidade e liberdade de sexo. Trata-se de uma personagem incrível para abordar as questões que mencionei acima de forma cômica e sofisticada. 

       
elenco de SARAU DAS PUTAS: Nara Parolini, Laila Garin, Laura Limp, Juliana Terra, Carolina Ferman, Tatiane Meyer, Rose Lima, Rita Fischer, Gisela de Castro, Carol Garcia e Lívia Paiva
  
LAURA: A ideia do Cabaré Foguete veio de onde? Da vontade de explorar mais o tema da prostituição? A sexualidade, como no espetáculo "Antes que você me Toque"? Ou veio da vontade de trabalharem juntos mais uma vez, você e a Nara? Quem sabe tudo junto? (rs)

IVAN: Sim, tudo junto! Embora o tema da prostituição seja abordado, não é esse o tema central do Cabaré, assim como não era o mote principal do Sarau. Lá, penso que o foco principal era a mulher. E aqui eu diria que o tema do espetáculo é a liberdade sexual. E, claro, trabalhar com a Nara é sempre um prazer, assim como com outros parceiros que também estão no projeto.  

LAURA: Além da Nara, estão no elenco Rita Fischer (que também fez o Sarau das Putas), Catarina Saibro, Thiago Ristow e Joel Vieira, acompanhados pela "Banda Hétera": Antônio Ziviani, Breno Góes, Felipe Ridolfi e Pedro Leal David. Como funcionou o processo de seleção de atores e músicos? Como você escolhe quem vai trabalhar contigo num espetáculo? Afinal, tem muita gente aí querendo trabalhar com você...

IVAN: Evidentemente, é preciso gostar do trabalho do ator, mas também passa muito pelo afetivo. Nara, Rita, Catarina e Thiago são amigos que eu adoro, admiro e com quem eu já havia trabalhado antes. O Joel foi a Rita que trouxe e, além de ser um talento, é uma pessoa querida que se integrou muito bem ao grupo. Quanto à banda, foi o Ricardo Góes, parceiro de muitos trabalhos e diretor musical da peça, que montou. O Antonio já havia trabalhado com a gente no espetáculo “Pacto”.   

Elenco de Cabaré Foguete: Joel Vieira, Catarina Saibro, Nara Parolini, Rita Fischer e Thiago Ristow.


LAURA: A encenação é composta por números musicais, coreografias eróticas, mágicas e cenas de humor burlesco. Os atores cantam e dançam, além de comporem uma série de personagens divertidos e sedutores. Qual foi o método de trabalho de você e do Gustavo? E como foi o processo de ensaios de uma forma geral?

IVAN: O espetáculo foi criado a partir da cena da Ana Foguetinho que havia no Sarau das Putas. A cena abre o Cabaré e traz várias informações e outros personagens que usamos para desenvolver o restante da trama. Além disso, procuramos explorar os talentos individuais de cada ator em improvisações e composições criadas por eles. De forma geral, foi um processo divertidíssimo.    

LAURA: Neste trabalho você dividiu a direção e a dramaturgia com o ator, dramaturgo e também diretor Gustavo Damasceno, mas isso não é muito comum nos seus processos. Como se deu essa parceria? E como foi a experiência de trabalharem juntos não só na direção, mas também na dramaturgia?

IVAN: Adorei trabalhar com ele. Eu queria a ajuda de alguém para criar a dramaturgia e o nome do Gustavo surgiu de modo natural, uma vez que ele já havia trabalhado com a Nara e o Thiago. A sua entrada no processo foi muito frutífera, ele chegou com idéias ótimas e muita vontade de participar. Nós nos afinamos imediatamente e a evolução da nossa parceria para a direção se deu de modo natural. Foi tão bom o nosso entrosamento que queremos repetir a experiência. 

LAURA: Como está sendo a temporada na Sede e qual a recepção do público? 

IVAN: A temporada está sendo incrível, estamos tendo a casa lotada em todas as sessões. O público se diverte à beça e muitas vezes segue com a gente para o bar (rs).  



Cena do Cabaré Foguete - foto de Laura Limp

A irreverência dá o tom do espetáculo. Trata-se de um evento festivo, no qual o espectador poderá tomar uma cerveja enquanto se diverte com as peripécias da Ana Foguetinho”, conclui Sugahara.

LAURA: Sei que ainda é cedo, mas existem planos de levar o Cabaré Foguete para outro espaço em 2015? 

IVAN: Planos sim, mas ainda não temos nada certo. O certo é que estaremos na Sede até 13 de dezembro, por isso corram pra assistir! 



Ivan Sugahara - foto de Lenise Pinheiro



LAURA: Ivan, do jeito que você é...Provavelmente já está ensaiando, no mínimo, outro espetáculo. Pode contar qual é e do que se trata?  

IVAN: Estou mesmo... Comecei a ensaiar o novo espetáculo dos Dezequilibrados. Tem o título provisório de “História do Amor” e se propõe a pensar a evolução do sentimento amoroso ao longo dos tempos. Estamos ainda no início do processo, que será longo. A previsão de estreia é junho de 2015. Mas estou contentíssimo com o elenco que formamos: Ângela Câmara e José Karini, integrantes do grupo, Claudia Mele – fizemos uma parceria super bacana em “Antes que você me toque” – e Julio Adrião, com quem eu há muito tempo eu tinha vontade de trabalhar.  

LAURA: E férias? Você não tira não? (rs)

IVAN: Tiro! Viajei durante um mês no meio do ano e vou viajar no réveillon. Férias são fundamentais pra gente se renovar.  

LAURA: Existe algum tema que você nunca tenha abordado no teatro e tenha vontade?

IVAN: Muitos. Tenho uma grande sorte porque adoro o que eu faço e ainda tenho vontade de fazer muita coisa. 

LAURA: Pra encerrar... Quais são próximos planos para a companhia Os  Dezequilibrados? 

IVAN: Além do novo espetáculo nós seguirmos trabalhando juntos para sempre. Eles são a minha família, meus melhores amigos e meus maiores parceiros de trabalho.   


companhia OS DEZEQUILIBRADOS


Bom, depois desse bate papo rápido, lá se foi o Ivan para a Sede das Cias. E se eu fosse você faria o mesmo. O Cabaré Foguete tem apenas mais duas apresentações: dias 6 e 13 de dezembro. 


Dica: Os espectadores podem consumir bebidas enquanto assistem à comédia musical,  mas levem dinheiro, porque a casa não trabalha com cartão. 





FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia: Ivan Sugahara e Gustavo Damasceno
Direção Musical e Preparação Vocal: Ricardo Góes
Elenco: Catarina Saibro, Joel Vieira, Nara Parolini, Rita Fischer e Thiago Ristow
Banda Hétera: Antônio Ziviani, Breno Góes, Felipe Ridolfi e Pedro Leal David
Direção de Movimento: Kelly Siqueira 
Assistência de Direção Musical: Breno Góes
Cenário: André Sanches
Figurino: Tarsila Takahashi
Iluminação: Ricardo Grings 
Montagem de Som: Luciano Siqueira 
Colaboração Dramatúrgica: Valéria Motta
Fotografia e Programação Visual: Thiago Ristow
Assessoria de Imprensa: LEAD Comunicação 
Assistência de Produção: George Luis Prata  
Direção de Produção: Maria Alice Silvério e Alan Isídio
Administração: Isídio Produções 

SERVIÇO

Pré-estreia para convidados: 04 de outubro de 2014
Temporada: de 11 de outubro a 13 de dezembro de 2014
Horário: Sábados, às 23h 
Gênero: Comédia Musical
Duração: 70 minutos
Ingresso: R$20,00
Bilheteria: aberta 1h antes da sessão
Capacidade: 60 lugares
Classificação: 16 anos



Quer saber mais? Confira na nossa página o evento do espetáculo. Lá também é possível acessar o link para comprar seu ingresso antecipado sem sair de casa. Basta clicar AQUI.

Conheça também a página da companhia Os Dezequilibrados: AQUI.

E se gostou da nossa conversa com o Ivan Sugahara, compartilhe a entrevista por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário