Pesquisar no blog

domingo, 25 de janeiro de 2015

NOVIDADE NA PROGRAMAÇÃO DA SEDE DAS CIAS

Imagine um lugar, um lugar não, um espaço-tempo onde você possa ir toda semana, ou quase toda semana, onde outros também possam ir, com talvez o mesmo propósito que você, ou melhor, os mesmos propósitos. Isso tudo pode parecer muito abstrato, assim de início, mas quando você chega nesse espaço-tempo, pode ser muito concreto. É que o outro inaugura algo. E esse algo talvez inaugure algum algo em você, ou confirme aquele algo seu, ou amplia, ou...

É que são tantas possibilidades que, nesse momento, talvez seja necessário fazer junto. É assim: esse lugar é a Sede das Cias. Esse fazer junto é com cada um que for, como uma pangeia a cada noite. O espaço-tempo é o#1MOL-sededeportasabertas.

Foto:  interação proteica -  fonte: internet


A Pangeia cia.deteatro, para celebrar seus 8 anos de trabalhos continuados em 2015, inaugura esse espaço de troca, discussões e ações. É que desde 2013, quando passou a ocupar a Sede junto com os Os Dezequilibrados e a Cia. dos Atores, foi intensificando essa cumplicidade com aquele que sobe os primeiros degraus da escadaria e entra na casa de azulejo-selarón, ali, à direita, que tem cravado em suas paredes o nome TEATRO.

A Casa em Obra, por exemplo, criada durante os primeiros meses da ocupação em 2013, para o festival Nova Cena Carioca, foi o reconhecimento desse espaço, com ensaios na escadaria, conversas pelos arredores, troca com os freqüentadores daquele cantinho da lapa, sonhos e cerveja no Ximeninho, e por fim, uma peça que era realizada a cada noite com o espectador-participante, que também assinava a dramaturgia.

Espetáculo "A casa em Obra" - foto: Paula Mello

E como não lembrar das noites intensas e divertidas das Maratonas Abertas, onde o público chegava com o pretexto de uma competição de dança e se esbaldava no salão, conhecendo novos parceiros a cada música ao longo daquele grande jogo. Mais uma vez, o espectador era integrante da cena e colaborava com a dramaturgia da noite e que, posteriormente, se tornou material para a elaboração da peça Maratona (realizada com as queridas Outra Cia e Teatro Catapulta).

"Espetáculo Maratona " - foto: Aline Macedo
"Maratona Aberta"- foto: Diego de Angeli


Sem falar nos encontros dos Jardins Portáteisparceria com os Dezequilibrados, sob o comando de Cristina Flores, ah, esse tão sonhado jardim num terracinho de concreto que nos fez acampar lá no início, sob aquele céu, para imaginar o melhor jardim possível. 

"Jardins Portáteis" - foto: Letícia Isnard


Foram tantas maneiras de compartilhar afetos que resolvemos intensificar esse processo criando #1MOL- sededeportasabertas onde a onda é, basicamente, tornar esse espaço de quem freqüenta.

Então, se você (artista, técnico, acadêmico, estudante, cidadão, interessado, tudo isso ou outra coisa ou um pouco disso tudo), enfim, se você tem alguma proposição, estamos abertos para fazer #1MOL gostoso a cada terça com você.

Por mês, um ciclo novo com palavras que vão dar o tom do que pode acontecer em cada encontro. Você também pode ajudar com esses tags. E se ao longo do mês, sentir que quer fazer parte, apresentar uma pesquisa, abrir uma discussão, fazer uma exposição, leitura, performance, tantas e tantas possibilidades, chega junto.

Esse é o e-mail para fazer contato: pangeiaciadeteatro@gmail.com e colaborar na construção do #1MOL- sededeportasabertas.

Nessa primeira edição, as palavras que vão compor as terças são:

#encontro #debate #sexualidade #performance #feminino #trans #masculino #valericarvalho #teatro #beyonce #medeia #fotografia #claytonleite #LGBT #sexismo #cristinaflores #leitura #caioriscado #drag #cultura


Os convidados e a programação você pode conferir no evento: CLIQUE AQUI

E outra novidade para o ano é o Circuito de Oficinas, que vai oferecer uma oficina bacanérrima aos sábados. Esse mês, por exemplo, começamos com a oficina de Maíra Maneschy: Compor linguagem através da linguagem do corpo, que você também pode participar fazendo aulas avulsas. Segue o evento com as atividades: CLIQUE AQUI

Nesse ano de celebração dos 8 da Pangeia: 8 anos de grupo, 8 integrantes, 8 que é o infinito em pé, desejamos que seja de muito encontro e troca. Um beijo que abraça, abraço que aperta, aperto que faz cócegas, cócegas que fazem sorrir, sorriso que aproxima, aproximação que a gente agradece. 

Daniel Kristensen, Diana Behrens, Diego de Angeli, 
Gabriel Salabert, Gabriela Carneiro da Cunha, Izadora Mosso Schettert, 
João Marcelo Iglesias e Ramon de Angeli, Pangeia cia.deteatro.

Pangeia cia.deteatro - foto: Pedro Florim


Nenhum comentário:

Postar um comentário